quinta-feira, 30 de janeiro de 2014


                         Futsal
             (História)


 Introdução 

O Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futbol de campo para as quadras. O futsal é muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais atividades esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo país.

História do Futsal  
O Futsal foi criado na cidade de Montevidéu (Uruguai) no ano de 1934. O criador foi o professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani Gravier. Este professor batizou o esporte como Indoor-Foot-Ball. 
Características e regras do Futsal  
- As equipes são formadas por 5 jogadores de linha (sendo um goleiro) e 7 jogadores, no máximo, como reservas.
- O Futsal é praticado em quadra retangular de piso rígido, com medidas que variam de acordo com a categoria. Na Liga de Futsal Masculina, por exemplo, a quadra deve ter entre 38 e 42 metros de comprimento por 18 a 25 de largura. 
- A bola de futsal (categoria adulto masculino) deve ter entre 62 e 64 cm de circunferência e peso entre 400 e 440 gramas.
- O árbitro pode usar dois cartões para punir as faltas. O amarelo (advertência) e o vermelho (expulsão por 2 minutos ou pode ser substituído ao tomar um gol).
- As substituições podem ocorrer a qualquer momento e em número indeterminado.
- Os jogos da categoria adulto ocorrem em 40 minutos (2 tempos de 20 minutos).
- O posicionamento de uma equipe de futsal segue o seguinte esquema: goleiro (defende o gol com mãos e pés e também pode atacar), fixo (jogador de defesa), ala (joga mais pelas laterais), pivô (movimenta-se no ataque e arma jogadas),.
Confederações  
- No Brasil, os campeonatos e eventos de Futsal são administrados pela CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão).
- Os campeonatos internacionais são organizados pela AMF (Associação Mundial de Futsal) com sede na cidade de Assunção (Paraguai). A FIFA também organiza campeonatos de futsal.
Campeonatos mais importantes

- Organizados pela AMF: Campeonato Mundial FIFUSA/AMF, Copa do Mundo de Seleções Nacionais, Euroftusal e Campeonato Mundial de Clubes.
- Organizados pela FIFA: Mundial de Futsal da FIFA, Eurocopa e Copa das Confederações da FIFA.
Potências do futsal mundial

- O Brasil é uma das seleções mais fortes da atualidade. O Brasil já foi quatro vezes campeão no Mundial de Futsal da FIFA. O último título foi conquistado em 2008, quando a seleção brasileira venceu na final a seleção espanhola.
- Além do Brasil, merecem destaque no futsal mundial as seleções da Espanha e Itália.


 

  O inicio da pratica do futsal feminino

                                  A prática do futsal feminino, porém, só surgiu de forma oficial no ano de 1983, quando foi liberado pelo Conselho Nacional de Desportos a prática do esporte para mulheres. A primeira competição oficial aconteceu em 1992, quando dez equipes, indicadas pelas federações, se reuniram na cidade de Mairinque (SP) e realizaram o torneio.



terça-feira, 28 de janeiro de 2014


        Suplementação para auxiliar no futsal:



     Sports drinks: São considerados os suplementos mais ricos em carboidratos. Os carboidratos são o combustível mais eficiente para o corpo em esportes de longa duração e extremamente disputados como o futebol, pois são armazenados como glicose no fígado e nos músculos, e requerem menos oxigênio para serem queimados do que proteínas ou gorduras. Os jogadores que ingerem bebidas contendo carboidratos mantêm intensidade maior de exercício durante o jogo. O carboidrato deve ser ingerido antes que ocorra a fadiga muscular, para assegurar que esteja disponível quando os níveis de glicogênio muscular estiverem baixos. Além de fornecer a quantidade de carboidratos que os jogadores e/ou praticantes de futebol necessitam, os sports drinks irão deixar o corpo hidratado durante a partida. O que é de extrema importância, porque durante uma partida de futebol perde-se muito líquido. Maltodextrina: Ideal para o jogador de futebol, pois contém polímeros de glicose, compostos de açúcar unidos que são mais fáceis para o corpo assimilar e usar. Esses polímeros são metabolizados de forma lenta e constante, o que ajuda a sustentar os níveis de energia ao longo de toda a partida de futebol, que é um esporte que necessita que o praticante tenha bastante resistência. 
Whey protein: É a fonte ideal de proteínas para o atleta de futebol, pois é absorvida rapidamente pelo organismo e pode ser usada como fonte de energia para o pré-jogo, durante o jogo e para o pós-jogo. Whey protein impede a ação de hormônios que destroem músculos e pode ajudar no crescimento dos tecidos musculares. O aumento de massa muscular ajudará na sua função muscular e melhorará sua performance atlética. O whey protein vai fornecer energia para músculos cansados e danificados e ajudará na sua recuperação pós-jogo. O whey protein isolado é o mais indicado para a recuperação pós-jogo. 
Whey protein isolado: Proteínas são essenciais para a regeneração dos músculos e dos tecidos dos jogadores de futebol, pois durante a partida o desgaste dos músculos é muito grande. O whey protein isolado tem justamente a função de ser ingerido após os exercícios físicos. É nessa hora crítica, depois de um estresse físico intenso, que as células ficam como esponjas para absorver os nutrientes. O apetite das células nesse momento e as propriedades da rápida bio-disponibilidade do whey protein isolado (WPI) fazem com que a recuperação e os ganhos musculares sejam completos. 
Multivitamínicos: Futebol é um jogo de resistência. Os jogadores usam vitaminas e minerais em um nível alto, pois eles estão constantemente em movimento. Durante uma partida é necessário ter energia e concentração para dominar a competição. Quando acaba o jogo, você precisa das vitaminas e minerais para a recuperação. Os multivitamínicos devem conter uma grande quantidade de vitaminas solúveis em água. Colina, ácido fólico, zinco, inositol são elementos muito importantes também para ajudar seu corpo a regular a quantidade de açúcar no sangue e os níveis de energia durante a partida.
BCAA: Os aminoácidos são fontes fundamentais de proteínas para os jogadores de futebol, pois essas são essenciais para o crescimento muscular. Um jogo de constante correria pode resultar na perda de tecidos musculares, por causa da demanda de energia. Dessa forma, os aminoácidos da cadeia ramificada ajudam a inibir a perda de tecido muscular. Os aminoácidos da cadeia ramificada são usados para fornecer energia para os músculos que são mais exigidos durante a partida e melhorar sua resistência. Ao manter o seu sistema imunológico fortalecido, o BCAA ajuda na recuperação depois de um jogo muito disputado. Por esses motivos, você deve usar BCAA para o pré-jogo e para o pós-jogo. 
Packs: São ricos em nutrientes para complementar a dieta e aumentar o ganho de massa muscular, energia, força e performance. É indicado para os jogadores de futebol porque eleva a quantidade de nutrientes que vão para o tecido muscular, aumentando a performance durante o jogo e acelerando a velocidade de recu

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014


                Alongamentos Básicos e Diários



Então faça os seguintes movimentos: sem dobrar os joelhos, tente encostar as pontas dos dedos das mãos no chão. Se você teve dificuldades para cumprir a tarefa e sentiu dores nas costas e nas pernas durante o movimento, é hora de começar a fazer alongamento! Esticar os músculos diariamente, mais do que um exercício, é uma necessidade natural do organismo. Por isso, nos espreguiçamos de vez em quando. Quando jogamos os braços para o alto e estendemos as pernas, facilitamos a circulação do sangue nos músculos, deixando-os aptos para realizar os movimentos básicos do dia a dia. Assim, o corpo se alinha, posicionando melhor as vértebras. Se você quer melhorar sua flexibilidade e postura, alongue-se!

Estica e puxa
Para sentir a diferença no corpo, o ideal é seguir diariamente esta sequência de alongamentos. E atenção: cada movimento deve ser executado de forma lenta e contínua, mantendo os músculos esticados por, no mínimo, 30 segundos.
- Pescoço e ombros. Fique em pé com a coluna ereta e os ombros relaxados. Incline a cabeça para o lado direito, pressionando-a levemente com a mão direita. Faça o mesmo do lado esquerdo. Depois, o movimento será para a frente – tente encostar o queixo no peito. Em seguida, eleve o queixo, inclinando a cabeça para trás.
- Tríceps e lateral das costas. Fique em pé, mantenha as pernas afastadas e os braços para cima. Segure o cotovelo esquerdo com a mão direita e puxe-o delicadamente por trás da cabeça, alongando. Agora, tente inclinar o corpo para a direita, mantendo a cabeça fixa. Repita do outro lado.
- Peitoral, braços, parte posterior de coxas e lombar. Fique em pé, mantenha as pernas afastadas e os braços para trás. Cruze os dedos das mãos, com as palmas para dentro. Lentamente, vá abaixando o tronco e elevando os braços.
- Coxas e músculos anteriores dos quadris. Agache-se e apoie as mãos no chão.  Estenda a perna direita para trás, enquanto a esquerda permanece dobrada à frente, com o peito encostado na coxa esquerda. Abaixe levemente o quadril e sinta alongar a região de coxas, tendões e virilhas. Troque as pernas e repita.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

           Treinamento Eficaz Para Futsal

        Objetivo
 1)     Transição ofensiva                    
 2)    Tomada de decisão.      
 3)    Velocidade com e sem bola.
 4)    Deslocamentos rápidos. 
 5)    Passe e finalização.
Organização
O trabalho inicia com 3 atletas posicionados na altura dos 10 metros, sendo 2 goleiros,  1 de cada lado e o treinador na altura da lateral da meia quadra.
Desenvolvimento
- O treinador colocará a bola em jogo para qualquer jogador.
- Os jogadores realizam 3xGR , realizando passes de primeira.
- Terminada a ação, o trio realiza um sprint em velocidade até a meia quadra, onde o treinador colocá outra bola em jogo, realizando para o outro lado em passes de primeira 3xGR.
- O trio que termina ação sem fazer golos realizará imediatamente um sprint em velocidade a quadra toda, se fizer 1 gol ,sprint meia quadra e 2 golos livre do sprint.
Observação
- A duração do exercício bem como suas pausas dependerá do objetivo que pretende alcançar.
- A dinâmica do exercício é ideal que inicie para os 2 lados.

Dicas de alimentação para jogadores de futebol

              Dicas de alimentação para jogadores de futebol


A alimentação do atleta é muito importante para favorecer o melhor desempenho esportivo e evitar carências nutricionais. Com uma alimentação equilibrada, pode-se melhorar os depósitos de energia, reduzir as doenças, reduzir o cansaço, aumentar o tempo de atividade do atleta, recuperar os músculos depois do treino e melhorar a saúde geral.
Para isso, a dieta deve ser equilibrada, ter qualidade, variedade e moderação. Por isso, é importante conhecer os alimentos para saber em que eles podem ajudar ou prejudicar no desempenho esportivo.
CARBOIDRATOS:
São considerados nutrientes energéticos, pois têm como função o fornecimento de energia necessária para o corpo realizar atividades como: andar, trabalhar, estudar, correr, jogar futebol e outras. São encontrados em alimentos como: pães, massas (sem molhos gordurosos), arroz, batata, frutas, aipim, cereais, etc.

PROTEÍNAS:

São consideradas nutrientes construtores, pois constroem e reparam músculos, tecidos, células, produzem anticorpos (para combater doenças e infecções), enzimas e hormônios (que regulam funções do corpo). Suas fontes são: carnes, ovos, leite e derivados, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, nozes, castanha, etc.
 
GORDURAS: Também fornecem grande quantidade de energia, mas suas principais funções são: auxiliar na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), fornecer saciedade ao organismo, produzir hormônios, proteger e isolar órgãos e tecidos.
Existem 2 tipos de gorduras: as saturadas, que são encontradas em produtos de origem animal (carnes, manteiga, creme de leite, requeijão) ou origem vegetal sólidos (gordura vegetal hidrogenada, presente, por exemplo, em sorvetes, bolachas recheadas, bolos, salgadinhos, batata frita, pipocas – esta faz mal a saúde e deve ser evitada); e as insaturadas, que são mais saudáveis e são encontrados na forma líquida como os óleos de canola, soja, oliva, de milho e girassol.
Atenção: possuem absorção demorada e devem ser consumidos com moderação, para não prejudicar o desempenho do jogador.
 
VITAMINAS E MINERAIS:
São os elementos reguladores, importantes por participarem do funcionamento intestinal, digestão, circulação sanguínea e sistema imunológico (sistema de defesa contra doenças). São necessárias para o crescimento normal e manutenção da vida.
As vitaminas e minerais são obtidos através da ingestão diária de uma variedade de frutas, verduras e legumes. Se o atleta  tiver problemas com a ingestão de frutas e verduras, terá problemas com o aporte adequado de vitaminas e minerais. O ideal é selecionar no mínimo 3 cores diferentes de salada (ex: laranja-cenoura, vermelho-tomate, verde-alface).
 
ÁGUA:
A água, juntamente com o oxigênio, é o constituinte mais importante para a manutenção da vida. Portanto, a quantidade de água perdida através da urina, fezes, suor e ar expirado deve ser reposta para manter a saúde e a eficiência do organismo na digestão, absorção, circulação e excreção. Recomendação para atletas: 10 a 12 copos ou mais.

Antes do treino:
As grandes refeições (almoço e janta) devem ser realizadas até 4 horas antes do treino, para que possa se fazer total digestão. Esta refeição deve ser rica em carboidratos (arroz, macarrão, aipim, batata, farinhas, legumes, etc.), com pouca proteína (carnes magras, preferindo frango ou peixe, feijão, soja, ervilha, lentilha, leite e derivados,...) e com muito pouco ou sem gordura (óleo de soja, azeite, azeitona, creme de leite, maionese, etc).
As pequenas refeições (lanches) devem ser realizadas entre 2 a 1 hora antes do treino ou jogo. Este lanche deve ser rico em carboidratos (com pães, biscoitos, barras de cereal, frutas, sucos, bolo, etc), com muito pouco de proteína (requeijão, queijos, frios, carnes, etc) e sem gordura. A água também deve ser consumida durante o período que antecede o treino ou a partida.